Stuart Turvey

Um sotaque diferente chama atenção no grid do Império Endurance Brasil. Natural de Brackley, no Reino Unido, cidade sede da Mercedes na F1, Stuart Turvey, adotou o Brasil há mais de uma década e, por consequência, a categoria. O piloto veio ao Brasil, a primeira vez em 2007, como piloto reserva do Le Mans Endurance, e acabou conhecendo o engenheiro Paulo Beccardi, que falava inglês com ele, e foi apresentando para a Stock Car. Naquela época, a Europa estava passando por uma grave crise econômica e a Ascari, fábrica que ele era piloto no GT3, fechou as portas no final daquele ano, e a equipe Porsche, que ele também guiava, a BS Motorsport, também acabou fechando no meio de 2008. Nesse período, viu a oportunidade de buscar uma nova carreira no Brasil e nunca mais voltou. Antes de desembarcar no Brasil, como todo jovem piloto iniciou no kart, na categoria cadete, em 1989, onde disputou vários campeonatos regionais no Reino Unido. Foi campeão nacional do Superprix, na categoria Júnior Intercontinental A, em 1996. Competiu campeonato Europeu e Mundial de Kart, em 1996 e 1997. Em 1999, estreou no fórmulas, onde teve passagens pela F-Renault, F3, F-Chrysler. Em 2003, passou a correr em categorias de endurance, entre elas a British GT, FIA GT, Britcar e Belcar, onde três anos depois foi campeão do British GT, na categoria GT3, com um modelo Ascari KZ1-R. No Brasil, em 2010 começou desenvolver o protótipo KTT para o endurance, onde disputou a Top Series, o Endurance Gaúcho e o Endurance Brasil, com a equipe KTT Racing. Além disso, trabalhou também como engenheiro em várias equipes na Stock Car, Stock Light, Brasileiro de Marcas, entre outros. No início desse ano, venceu a Mil Milhas do Brasil, com equipe Stillux Racing Team, time que também defenderá nesta temporada, a bordo da Ginetta G55, na categoria GT4.

/// Galeria

Se beber, não dirija.2020 © Império Endurance Brasil